quarta-feira, 6 de abril de 2016

Será que as crianças precisam de festas extravagantes?

Até hoje tenho na minha mente as boas memórias de minhas festinha de aniversário. Meu tio trabalhava no Banco do Brasil e, por isso, éramos sócios do clube AABB. Na minha cidade o clube da AABB tinha algumas áreas de churrasqueiras, os quais você podia reservar para fazer um churrasquinho simples e levar alguns convidados que não fossem sócios do clube.

Todo ano meus pais reservavam a churrasqueira. Minha avó fazia um bolo - geralmente de laranja ou cenoura, minha mãe fazia docinhos, arroz, maionese, vinagrete. Alguns enfeites de isopor na parede, uma toalha colorida e muitas, muitas bexigas.

E assim eram minhas festas: horas e horas de muita festa, eu brincando com os meus amigos de pular corda, jogar bola e esconde-esconde. Como eu era feliz e não sabia!

Pode ser que eu esteja redondamente enganada, mas me parece que festas infantis de aniversário estão cada dia mais extravagantes. Existem milhares de buffets próprios para festinhas infantis que cobram preços exorbitantes (não todos, logicamente). Mas o problema não é existir esses buffets. O problema é existir quem pague isso.

Eu sou o tipo de pessoa que pensa que não é porque você tem dinheiro que você tem que desperdiça-lo. Lógico que, se você é rico ou milionário, você quer viver com luxo e ter coisas que, pra reles mortais, são somente um sonho. Porém, encomendar um bolo de três andares, contratar animadores infantis e um buffet extremamente chique para comemorar o primeiro ano de uma criança que não está entendendo NADA do que está acontecendo é, na minha opinião, um exagero.

Me parece que esse exagero e essa extravagância nada mais são do que uma tentativa de mostrar que a minha festa pode ser tão boa ou até melhor do que a sua. Um exagero que se perde na real intenção daquela celebração: reunir a família, juntar os melhores amigos da criança e ter um excelente momento, inesquecível como as minhas festinhas com enfeite de isopor, brigadeiro da vovó e meu tio na churrasqueira! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário